Uma das maiores rivalidades do futebol do interior do país vai virar
documentário. URT e Mamoré, de Patos de Minas, na região do Alto
Paranaíba, em Minas Gerais, terão uma rivalidade de seis décadas contada
na perspectiva dos personagens que participaram dessa história. O filme
Clássico do Milho – Uma outra rivalidade mineira está sendo produzido pela Thema Audiovisual, produtora de vídeo de Belo Horizonte, e pelo Jornalista Rivelle Nunes.
“A ideia é que o filme aborde essa rivalidade por meio de depoimentos
baseados nas técnicas e história oral. A intenção é dar luz à
importância cultural e social do esporte para a cidade e sua população
e, dessa forma, tornar o tema atrativo para um público amplo e não
aquele já familiarizado com o futebol”, afirma o Publicitário Bruno dos
Anjos, da Thema Audiovisual.
Os idealizadores do projeto acreditam que a recepção da obra será a
melhor possível por parte dos torcedores das equipes e também daqueles
que gostam do tema cinema e futebol. “A ideia é que o clássico de Patos
de Minas seja apenas o primeiro de uma série. Há um projeto para
gravarmos, também, os clássicos de Caxias do Sul, Pelotas, Campinas,
Ribeirão Preto e outros pelo interior do país. Onde houver uma
rivalidade histórica, que mereça ser mostrada, tentaremos colocá-la
acessível aos amantes de futebol e cinema”, afirma Bruno.
Gravações
A captação de imagens e depoimentos para “O Clássico do Milho”
acontecerá nas semanas que antecedem os dois clássicos válidos pela
primeira fase do Campeonato Mineiro do Módulo II, programados para os
dias 24 de fevereiro e 31 de março. “Há cerca de 15 dias estivemos em
Patos de Minas, conversamos com diretores dos clubes, torcedores,
imprensa e fomos muito bem recebidos. Voltaremos à cidade para as
gravações com uma equipe de cinco a seis cinegrafistas. Além dos
depoimentos, acompanharemos a movimentação das torcidas antes, durante e
depois das partidas”, prevê o Relações Públicas Albano de Azevedo, da
Thema.
Projeto
A produção do documentário está sendo feita com recursos próprios dos
autores. O publicitário ressalta que, caso algum empresário apoie a
iniciativa, a marca da empresa será adicionada à obra, como apoio
cultural. “Há todo tipo de despesa em um projeto como esse e, portanto,
toda ajuda é válida. Criamos cotas de patrocínio para os empresários de
Patos de Minas ou do Estado que tenham interesse em apoiar esse primeiro
filme”, conclui.
Fonte: AGesporte
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