segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SPA-FRANCORCHAMPS

Pela 10ª vez Felipe Massa repetiu este gesto na F1. Com a punição, controversa é verdade, de Lewis Hamilton no GP da Belgica ontem, Massa se tornou o 24° piloto com mais vitórias na categoria, empatado com James Hunt, Ronnie Peterson, Jody Scheckter, Gerhard Berger. Entre os brasileiros Felipe já é o 4° com mais vitórias, tendo ultrapassa nesta prova Rubens Barrichello, que tem nove. Senna com 41, Piquet com 23 e Emerson com 14 são os primeiros.
Quanto a punição de Lewis, ainda vai dar muito "pano pra manga". Em seu blog, Flavio Gomes diz não haver em local nenhum das regras da F1 que um piloto deve devolver a posição quando conquistá-la utilizando áreas de escape, que isso é uma convenção entre os piltos. Bem, se é só uma convenção, o incidente deste GP mostrou que a situãção precisa ser melhor discutida, já que tecnicamente o inglês devolveu a posição para o finlandês, como você vê abaixo:




Como vocês podem observar, Hamilton realmente devolveu a posição para Kimi, só que imediatamente voltou ao ataque e fez a ultrapassagem. A desição da FIA será contestada durante toda semana, ainda mais que a imprensa mundial está a favor de Lewis.
Quem levou vantagem com tudo isso foi Massa, que chega ao próximo GP apenas 2 ptos atrás do piloto da MacLaren e na teoria, Monza é mais favorável aos carros de Maranelo.

Um comentário: