quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FEDERAÇÃO FRACA

Local: Patos de Minas - MG, Brasil
Sabemos que todas as federações de futebol do país tem pouco interesse no futebol.
Explico: as pessoas que lá se encontram pouco ou nada tem a ver com o futebol, salvo raríssimas exceções, e procuram nestes cargos a oportunidade de afagar ao ego próprio, ou de iniciar uma carreira política.
Pois bem, a FMF parece ser um caso a parte, numa confusão sem fim e numa prestação de serviços bastante amadora.
No caso mais recente, para elucidar os critérios de desempate da fase semifinal do Mineiro 2ª Divisão (que na verdade e a terceira!), foram necessárias 3 notas oficiais, a primeira sita um critério totalmente diferente do regulamento, segunda revogava a primeira, e a terceira, que transcrevo abaixo, finalmente elucida a questão.
Claro que para isso foi necessária a reunião de toda a diretoria da FMF!
Resumo: vale o que está no regulamento, e caso o União Luziense vença o Ganso por 1 x 0 no sábado, a decisão será no número de cartões amarelos e vermelhos.
Após a 1ª partida: 4 x 1 para o Ganso.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL
NOTA OFICIAL Nº. 146/11 - DF

O Chefe do Departamento de Futebol da FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL, no uso das suas atribuições legais e, considerando a manifestação da agremiação VALERIODOCE ESPORTE CLUBE, a fim de determinar a real interpretação do § único, art. 7, do Regulamento da Competição, que remete ao art. 6 do mesmo regulamento, tudo referente ao Campeonato da Segunda Divisão de Profissionais, edição 2011, válidos para a fase semi-final do aludido campeonato,


R E S O L V E:

I – Tornar público a decisão da diretoria da Federação Mineira de Futebol, nos termos do art. 47 do Regulamento da Competição, senão vejamos:
ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL REALIZADA EM DEZ DE NOVEMBRO DE 2011.
Às dezessete horas do dia dez de novembro de 2011 (10.11.2011), reuniu-se a Diretoria da Federação Mineira de Futebol, sob a Presidência do Dr. Paulo Sérgio Miranda Schettino, presentes: os Srs. Luiz Salim de Brito, Sr. Edmar Figueiredo de Brito, e Sr. Mario Lúcio Ferreira da Costa, todos titulares. Pauta: 1) Elucidação dos critérios de desempate estabelecidos no Art. 6 do Regulamento da Segunda Divisão de Profissionais, edição 2011, válidos para a fase semi-final da aludida competição. Iniciados os trabalhos, o Diretor Luciano Firmino pediu a palavra e registrou suas sinceras congratulações aos clubes participantes das semi finais do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011, Araxá, Social, Valério, união Luziense, cumprimentos estes que foram estendidos pelos demais presentes. Passada à discussão da pauta, a Diretoria usufruindo das prerrogativas dispostas no artigo 47 do Regulamento do campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011, bem como disposições estatutárias da FMF, instados pelo recurso administrativo (pedido de esclarecimentos), deliberou que a interpretação colegiada sobre a norma do artigo 6º, do citado regulamento é a seguinte: o artigo se refere a cada fase da competição, desconsiderando-se os resultados das fases anteriores, portanto, suas alíneas que seguem a disposição do caput, também são aplicadas, considerando a fase da competição, in casu, a fase semi-final. Reforçando a mesma interpretação tem-se que as alíneas a, b, c, d, e, do mesmo artigo, são critérios aplicados sobre os dados conquistados ou sofridos nesta fase da competição, repete-se, fase semi-final, sendo forçoso concluir, que as alíneas f e g, também serão utilizadas para a fase semi-final do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011, afastando a dúvida quanto considerar a aplicação dos critérios de desempate, sobre a soma total do itens havidos nas demais fases da Competição. Utilizando-se, ainda, da mesma base legal, desta feita, quanto a possível omissão regulamentar, decidiu-se, também, inserir as alíneas “h) - menor número de cartões vermelhos, somando-se todos obtidos em toda a Competição” “i) – menor número de cartões amarelos, somando-se todos obtidos em toda Competição. Assim, a decisão elucida a dúvida apresentada bem como, torna claro, possível omissão regulamentar, com o escopo de fortalecer a apuração de classificados a fase final do campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011. Esgotadas as discussões, o Sr. Presidente encerrou a reunião da qual eu, Luiz Alberto de Rezende, na qualidade de Secretário, lavrei a presente ata que, aprovada, será assinada por todos os membros. Belo Horizonte, 10.11.2011. ******************


Belo Horizonte, 10 de novembro de 2011.
Anote-se, Afixe-se e Cumpra-se.


Paulo S. M. Schettino                       Edmar Francisco Pires
   Presidente                                        Chefe Depto de Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário