quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

UBERABA USA TECNOLOGIA PARA DESVENDAR OS ADVERSÁRIOS

Local: Patos de Minas - MG
Ciente das dificuldades que terá pela frente no Módulo II do Campeonato Mineiro, a comissão técnica do Uberaba Sport busca artifícios para evitar surpresas e preparar a equipe da melhor forma possível para o certame. Com o auxiliar-técnico e analista de desempenho João Felipe Boaventura e o treinador Gian Rodrigues, a tecnologia se tornou em uma grande arma do Colorado.João, de 25 anos, chegou ao Alvirrubro por solicitação do técnico Gian Rodrigues. O auxiliar é responsável pelas diversas atividades no dia-a-dia do clube, mas possui outras funções que, certamente, deixam o Zebu na frente da grande maioria das equipes do interior brasileiro. A filmagem de treinamentos e jogos, por exemplo, é uma dessas novidades implantadas pela comissão técnica.
Até o momento, a comissão já acompanhou três partidas - Mamoré 1x4 Cruzeiro, Uberlândia 1x0 Tricordiano, Democrata 3x1 Social. E esse número vai aumentar bastante durante o campeonato. Sábado, por exemplo, o duelo entre Patrocinense e Mamoré será acompanhado por João.
"Faço as filmagens das partidas e, em seguida, ao lado do Gian, edito a gravação para ele passar para os atletas e fazer uma grande observação sobre o adversário. É uma forma do Gian analisar com mais precisão e informar o mais importante para os atletas", explicou João.
O trabalho de observação, no entanto, vai muito além da filmagem. João Felipe possui uma planilha detalhada para contabilizar todas as estatísticas possíveis do Uberaba Sport e do adversário, mapeando diversos fundamentos: passes, finalizações, desarmes, cruzamentos, posse de bola. Um "scout" moderno e preciso.
"Necessitamos do maior número de informações para corrigirmos os erros da nossa equipe e neutralizarmos o adversário. Esses dados e o mapeamento, por exemplo, mostram onde o atleta possui mais facilidade para atuar e isso facilita bastante a nossa equipe", garantiu.
E a preparação não para por aí. Um banco de dados com todos os atletas dos adversários e as características desses jogadores são, constantemente, consultados. Além do acompanhamento de tudo que acontece nos clubes.
"Temos todas as informações diárias do que acontece nas equipes e esse banco para uma consulta detalhada sobre idade, ponto forte, ponto fraco, últimos clubes e outras informações sobre os atletas", revelou João, que espera colher os frutos do trabalho.
"Sabemos que futebol é decidido dentro de campo, porém, precisamos entrar o mais bem preparado possível. E isso está sendo feito. Por ser muito detalhado e preciso, é um trabalho complicado, mas esperamos que ele seja um grande diferencial do nosso time, afinal poucos clubes do Brasil possuem um trabalho desse".
Outra novidade utilizada pela comissão técnica é o "TacticalPad", programa esportivo utilizado na preparação tática, podendo criar posicionamentos e movimentações que facilitam a compreensão do elenco.

Fonte: Canal UEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário